BIPOLARIDADE X TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADES MÚLTIPLAS: DIFERENÇAS ALÉM DA SEMÂNTICA

BIPOLARIDADE X TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADES MÚLTIPLAS: DIFERENÇAS ALÉM DA SEMÂNTICA

Autores

  • Dr. Gabriel César Dias Lopes

DOI:

https://doi.org/10.56238/cpahjournalv2n2-005

Palavras-chave:

Bipolaridade, Transtomo Dissociativo de Personalidades Múltiplas, Acompanhamento Terapêutico, Família

Resumo

Este artigo caracteriza e discute as diferenças entre a bipolaridade e o transtorno dissociativo de personalidades múltiplas: abordando-as como fatores de preocupação para a saúde pública por conta dos transtornos e prejuízos causados ao indivíduo e ao seu entorno e de sua etiologia que envolvem aspectos neuroquímlcos: cognitivos, psicológicos, funcionais, familiares e socioeconomicos, enfatizando a teoria de Vygotsky para ressaltar a importancia do fator emocional para o desenvolvimento dessas patologias.

Para tanto utilizou-se aqui a pesquisa bibliográfica enquanto metodologia dentro de uma abordagem qualitativa e descritiva; Foram usados os bancos de dados de revistas eletrônicas como Scielo: PubMed, Redalyc Considerase finalmente aqui sob o ponto de vista semântico e terapêutico o transtorno bipolar: em sua predisposição genética: considerando aqui os diversos fatores que podem alterá-lo ou agraváIo: sendo eles socioambientais: psicológicos, buscando ressaltar as formas de acompanhamento possíveis desde o medicamentoso até o psicanalítico, valorizando o aspecto do apoio familiar notadamente ftndamental para o paciente.

Downloads

Publicado

2022-07-11

Como Citar

Dias Lopes, D. G. C. . (2022). BIPOLARIDADE X TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADES MÚLTIPLAS: DIFERENÇAS ALÉM DA SEMÂNTICA: BIPOLARIDADE X TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE PERSONALIDADES MÚLTIPLAS: DIFERENÇAS ALÉM DA SEMÂNTICA. CPAH Science Journal of Health, 2(2). https://doi.org/10.56238/cpahjournalv2n2-005