Avaliação por Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à CPAH - Science Journal of Health (CPAHJ) é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a Double Blind Review.

Desk review

Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo deste periódico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo.

Essa avaliação ocorre logo quando o artigo é submetido em nossa plataforma. Quando o trabalho não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sete dias contados a partir da data de submissão.

Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.

Double Blind Review

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. O Editor Científico decide se são necessárias avaliações de especialistas adicionais para avaliar o manuscrito. 

Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até 10 dias, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo de uma semana para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à editoração final do documento.

Os autores saberão quem está revisando o manuscrito?

A identidade dos revisores é anônima, a menos que um revisor indique o contrário.

Quantos revisores terá um manuscrito?

A maioria das submissões a CPAH - Science Journal of Health (CPAHJ) é avaliada por 2 revisores externos, mas cabe ao Editor Científico determinar o número de avaliações necessárias.

Quando as avaliações são recebidas, os autores podem ver o status "Avaliações Obrigatórias Completas" dentro da plataforma da revista. Por favor, note que avaliações adicionais ainda podem estar pendentes após a ativação deste status.

Quais são os resultados possíveis?
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

 Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.